«Oficina da Saúde: A academia que sempre busca a qualidade de vida promovendo o bem estar físico e mental de seus clientes!«

12 de abril de 2013

O sedentarismo e a relação direta com a obesidade em crianças


Como sociedade médica é nosso dever alertar a população para os efeitos deletérios da falta de atividade física – o sedentarismo. Estudos científicos das principais universidades e centros de Medicina do Esporte aplicada à Pediatria, publicados a partir da década de 90, identificaram em diferentes países do mundo as características associadas ao sobrepeso e obesidade infantis. E demonstraram que a característica mais fortemente ligada ao aumento do peso nas crianças era o sedentarismo. Em outras palavras, as crianças aumentam de peso mais por serem sedentárias do que por se alimentarem inadequadamente.
 
Recomendamos que seja sempre enfatizado o papel da prática regular de exercícios como instrumento de promoção da saúde.
 
Fonte: http://diaadiasaude.com.br
 

Fim à celulite


Sempre vemos por aí algumas fórmulas mágicas para se combater a celulite. Existem diversas causas para a aparição desses incômodos que aterrorizam a grande parte das mulheres. A falta de exercício físico, uma dieta rica em gordura e influência genética são alguns dos fatores para a sua aparição. Mas, o principal culpado disso tudo são os hormônios femininos.
 
É importante saber que a celulite é inerente à mulher. “Ela está relacionada, principalmente, aos estrógenos. Assim, é raro que uma adulta – mesmo aquela que mantém hábitos de vida saudáveis – esteja totalmente livre do incômodo”, explica o médico do exercício e do esporte Jomar Souza, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE). Com isso, cai por terra aquela certeza que as gorduras são as suas principais causadoras. “Mas é certo que exercícios físicos e dietas bem balanceadas ajudam a diminuir o problema.”

Na hora da refeição, cuidado com o sal. Ele retém mais água do que o necessário, o que faz parecer a celulite maior. “O inchaço deixa o tecido adiposo mais aparente ainda”, comenta Jomar. Porém, isso não quer dizer que a hidratação precisa ser deixada de lado. “Exercícios físicos e uma alimentação balanceada dependem da ingestão adequada de água. Assim, levando em consideração que essa combinação ajuda a reduzir a celulite, o líquido tem papel fundamental”, completa.